terça-feira, 22 de abril de 2008

RABDOMIÓLISE

Na postagem anterior encontrei este termo e resolvi pesquisar sobre o mesmo:

Rabdomiólise é uma síndrome causada por danos na musculatura esquelética resultando em extravazamento para o plasma do conteúdo de células musculares (mioglobina, Potássio, fosfato, etc.).
CAUSAS TÓXICAS : A rabdomiólise tem sido associada com uma variedade de toxinas e drogas. Elas podem tanto exercer um efeito tóxico direto no músculo ou predispor indiretamente a rabdomiólise .


Maiores informações: http://www.intox.org/databank/documents/treat/treatp/trt45_p.htm

REVISÃO TOXICOLÓGICA E TRATAMENTO DA INTOXICAÇÃO PELO ÊXTASE- RESUMO

O êxtase, cujo princípio ativo é a substância 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), é uma droga que causa uma série de efeitos adversos ao organismo, que podem ser classificados de acordo com o tempo e dose utilizados, ou com o mecanismo de ação e o sistema afetado. Essa droga atua sobre o sistema nervoso central, aumentando a secreção de serotonina, dopamina e noradrenalina em neurônios pré-sinápticos, além de impedir a destruição desses neurotransmissores pela enzima monoaminoxidase (MAO). O aumento da síntese de dopamina promove ativação dos centros de prazer dependentes de dopamina no cérebro. Entre os efeitos tóxicos mais freqüentes da droga estão a dificuldade de concentração, a depressão, a insônia, os ataques de pânico, a psicose, a hipertermia e a rabdomiólise. Tais sintomas precisam ser
tratados rapidamente.

Retirado de: http://www.unifesp.br/dneuro/neurociencias/Neurociencias%2011-1.pdf#page=46